Protocolo COVID-19

A Bravo Câmeras sempre se preocupou com a limpeza e segurança. Nesse momento estamos dando atenção redobrada à segurança dos nossos clientes, de nossa equipe e dos nossos equipamentos.

1. Escopo e finalidade

Esta orientação recomenda que sejam tomadas medidas para impedir a propagação do coronavírus para operações de aluguel de câmeras e veículos usados ou de propriedade de locadoras. Estas Diretrizes aplicam os princípios recomendados pelo OMS / ALCASP (Associação das Locadoras de Câmera do Estado de São Paulo) e funcionários de saúde pública, para as tarefas, equipamentos e instalações da comunidade de aluguel profissional, com o objetivo de:

  • Proteger e apoiar a saúde do colaborador e do cliente;
  • Garantir o distanciamento físico adequado;
  • Garantir o controle adequado de infecções;
  • Comunicação com o público A Bravo Câmeras está dedicada a apoiar com segurança as produções.

2. Fornecendo um local de trabalho seguro

A Bravo Câmeras ESTÁ TOMANDO medidas proativas para proteger a saúde e a segurança de seus funcionários e clientes, bem como implementar atualizações de processos, para reduzir o risco de exposição.

Todas as pessoas, sem exceção, deverão ANTES de adentrarem Nas instalações, se submeterem a medição de temperatura por aparelho sem contato, para atestarem não estarem em estado febril. Deverão também calçar as sapatilhas para permanecerem no interior da locadora.

  • Forneceremos, além disso, equipamentos de proteção individual, caso a pessoa não tenha, como máscaras de proteção faciais e luvas de látex;
  • Forneceremos estações de higienização (álcool em gel 70%) de fácil acesso em todas as Áreas comuns da instalação e banheiros.
  • Aumentaremos a frequência de higienização de áreas de alto toque, com desinfecção constante;
  • Nosso banheiro, na área de checagem, será de uso exclusivo de clientes. Todos os colaboradores terão que usar obrigatoriamente somente o banheiro da sala 440;
  • Colaboradores de outros departamentos estão proibidos de circular no interior da locadora.

3. Procedimentos de checagem no local

  • Limitaremos a quantidade de pessoas de cada equipe de checagem para no máximo 3 profissionais, sendo sempre recomendado 2 pessoas. Também será obrigatório por todos os clientes o uso de máscaras por tempo integral dentro da locadora, sem exceção, assim como as sapatilhas;
  • Retiramos o café que ficava ao lado do banheiro;
  • Equipamentos, ferramentas e carrinhos de propriedade da equipe não podem ser manuseados pelos colaboradores da locadora e não podem ser recebidos antes da preparação do equipamento. Todos os itens pessoais da equipe devem ser manipulados apenas por membros da equipe e não podem/devem ser deixados para trás. Carrinhos e baldes maiores devem ser deixados no lado de fora da locadora.

4. Preparando o cliente

  • Os clientes serão aconselhados via e-mail a ler os procedimentos adequados de desinfecção, bem como as diretrizes sobre o uso adequado de EPI;
  • Aconselhamos os clientes que mais tempo pode ser necessário para a equipe de produção e nossa equipe de funcionários do que o habitual, devido a necessidade de seguir práticas seguras;
  • Detalharemos o máximo possível as características dos equipamentos locados para as equipes de checagem antes da sua chegada, se possível programe uma chamada ou discussão preparatória com o pessoal da equipe de câmera para melhor acomodar às necessidades deles e minimizar as alterações e modificações na lista de equipamentos durante a preparação.
  • Se o cliente optar pela entrega dos equipamentos locados por delivery, o descarregamento dos equipamentos deverá ser feito pela equipe de checagem. Trocas deverão respeitar o tempo necessário e feitas apenas uma única vez. Esse delivery poderá acarretar em um valor extra, uma vez que um funcionário da locadora será deslocado até o local;
  • Programaremos todas as visitas e horários de trabalho dos clientes para evitar a superlotação e não permitir a entrada sem aviso, até que seja seguro fazê-lo;
  • O agendamento de teste para retirada segue o critério de agendamento prévio, portanto, estando a equipe e equipamento disponível, pedimos aos clientes que optem pela verificação na véspera da filmagem sem custo adicional quando disponíveis equipe e equipamento.
  • Discutiremos sempre a possibilidade para a estratégia de dias alternados de preparação para equipes que necessitem de mais um dia de checagem;
  • Do protocolo serão registradas em nosso sistema interno de câmeras para eventual consulta que venha a ser solicitada pela produção ou equipe;
  • As datas do último uso dos itens serão registradas com ênfase na rotação de estoque, assim favorecendo um tempo maior para a higienização e tempo de Descanso do equipamento;
  • O recebimento das listas deve ser antecipado com mínimo de 48 horas, afim de que o material seja preparado com a maior antecipação possível.
  • Durante o teste, não poderão ser trocados equipamentos sem que hajam defeitos de funcionamento evidentes.

Aconselhamos o cliente sobre esses detalhes

importantes:

Equipamentos, ferramentas e carrinhos de propriedade da equipe devem ser adequadamente higienizados antes de serem utilizados e trazidos para dentro da empresa e não serão manipulados pelos funcionários da locadora.

Esses itens ́ não podem ser recebidos antes da preparação do equipamento e devem ser levados pessoalmente para o espaço pela equipe que estará trabalhando no local.

Todos os itens pessoais da equipe devem ser manuseados apenas pela equipe e não devem ser deixados para trás ou armazenados após a saída das instalações.

  • A equipe deve trazer suas próprias ferramentas para realizar seu trabalho, e compartilhar ferramentas, incluindo canetas para assinatura de contratos, dentro da locadora não serão permitidos;
  • O pessoal de locação deve evitar entrar na área de preparação enquanto o cliente estiver no local, a menos que haja um problema de equipamento que só pode ser resolvido por seu envolvimento direto.

5. Após a preparação

  • Quando a preparação estiver concluída e o

equipamento sair do prédio, a locadora deverá limpar totalmente e desinfetar o espaço onde ocorreu o checkout pelo responsável pela área de checagem (na ausência do profissional de limpeza).

6. Antes da retirada

  • Programar a coleta, para não se sobrepor a outras atividades que possam causar congestionamento nas nossas instalações ou na doca de carregamento. Aconselhamos os clientes a chegarem com antecedência e terem paciência e compreensão em caso de atrasos;
  • No Caso do cliente não estar seguindo as diretrizes de distanciamento ou não possua o EPI necessário, nosso colaborador deve aconselhá-los sobre os protocolos de segurança estabelecidos e que devem ser respeitados antes de continuar.

7. Após o atendimento.

  • Sempre quando terminar de manusear os cases e equipamentos entregues ou devolvidos, o colaborador responsável por essa entrega/recebimento, deve remover as luvas de proteção ̃ e lavar imediatamente as mãos.

8. Planejamento de devolução de

equipamentos

  • Antes do retorno do equipamento, é de extrema importância estabelecer expectativas com o cliente e ele deve estar ciente de que provavelmente, em tempos de quarentena, será necessário mais tempo para receber e limpar o equipamento devolvido. Portanto, pode levar um tempo adicional para notificar o cliente sobre qualquer equipamento perdido ou danificado (bo’s). A locadora deve deixar claro que nenhum item pessoal, como carrinhos, ferramentas, equipamentos ou outros itens que não pertencem à empresa locadora tem permissão para retornar às instalações da locadora.

9. Limpeza e desinfecção do Equipamento

É importante entender que desinfetar e limpar são dois processos separados. Desinfetar é um processo que utiliza um produto químico projetado para destruir micro-organismos como vírus e bactérias. Limpeza remove a sujeira, a graxa, a poeira e outros.

9.1 Procedimentos de limpeza e desinfecção

  • Recomenda-se desinfetar todas as superfícies do equipamento sempre que possível, com atenção especial às áreas do equipamento que tenham toque alto. Além do processo de desinfecção, as práticas padrão de limpeza também devem ser seguidas. O processo de limpeza deve ser feito com atenção levando em conta que o

equipamento não seja prejudicado pela limpeza aumentada. É importante lembrar que esse processo é crítico para garantir a saúde e segurança dos funcionários e clientes da empresa de aluguel.

9.2 Pontos principais de limpeza

  • CORPO DE CÂMERA E VF (sempre desligados): Limpe e desinfete cuidadosamente com tecido de microfibra umedecido com solução diluída 50% Lysoform e 50% água. Caso o equipamento tenha restos de cola ou sujeiras mais difíceis de tirar, usar pano umedecido com água e detergente neutro. Não utilize nenhum tipo de álcool em parte alguma da câmera e seus acessórios.
  • ELEMENTO ÓPTICO DO VISOR DE CÂMERA (EVF):

Aplique algumas gotas de álcool isopropílico 99,9% em tecido de microfibra e faça a limpeza do vidro (recomendação Arri).

  • SENSOR: Deverá exclusivamente ser limpo por colaborador da locadora. É extremamente proibido qualquer pessoa de efetuar a limpeza do sensor sem autorização prévia.
  • ELEMENTO ÓPTICO DA LENTE:

Evite a limpeza desnecessária dos elementos ópticos da lente. Remova o pó e a sujeira o quanto possível usando um borrifador de ar. Aplique algumas gotas de álcool isopropílico 99,9% em tecido de microfibra e faça a limpeza pontual passando sempre na mesma direção. Caso necessário, limpe o vidro inteiro começando do centro para as bordas. Use cotonete de algodão seco para limpar as bordas (recomendação Arri).

  • CORPO DA LENTE:

Retire o excesso de poeira dos cantos com borrifador de ar e um pincel exclusivo para esse tipo de serviço. Limpe e desinfete cuidadosamente o corpo com tecido de microfibra umedecido com solução diluída 50%

Lysoform e 50% água (recomendação Arri).

  • FILTROS:

Evite a limpeza desnecessária do filtro. Remova o pó e a sujeira o quanto possível usando um borrifador de ar. Aplique algumas gotas de álcool Isopropílico 99,9% em tecido de microfibra e faça a limpeza pontual passando a flanela sempre na mesma direção. Caso necessário, limpe o vidro inteiro começando do centro para as bordas.

  • CABEÇAS / PERNAS / ESTRELAS DE TRIPÉ:

Limpe e desinfete cuidadosamente com um pano de microfibra umedecido com solução diluída 50% Lysoform e 50% água. Caso o equipamento tenha restos de cola ou sujeiras mais difíceis de tirar, usar pano umedecido com água e detergente neutro.

  • TELAS DE COMPUTADORES E MONITORES (com película):

Limpe e desinfete cuidadosamente com um pano de microfibra umedecido com álcool etílico 70% em uma direção, sem pressão. Nunca usar lenço de papel. NÃO DEIXE ESCORRER! CUIDADO COM O EXCESSO!

  • ACESSÓRIOS (VIDEO LINK/COMANDOS/GABINETES):

Limpe e desinfete cuidadosamente com tecido de microfibra umedecido com solução diluída 50% Lysoform e 50% água. Caso o equipamento tenha restos de cola ou sujeiras mais difíceis de tirar, usar pano umedecido com água e detergente neutro.

  • SUPERFÍCIES DE BORRACHA:

Limpe e desinfete cuidadosamente com pano umedecido com água e detergente neutro.

  • LIMPEZA DE CASES (externo):

Limpe e desinfete com um pano umedecido com solução diluída 50% Lysoform e 50% água. Caso o equipamento tenha restos de cola ou sujeiras mais difíceis de tirar, usar pano umedecido com água e detergente neutro.

  • LIMPEZA DE CASES (externo):

Borrifar solução diluída 50% Lysoform e 50% água dentro dos cases e deixar aberto secando enquanto faz a conferência dos equipamentos.

SEMPRE

  • Desinfete a ocular da câmera ou qualquer mecanismo de visualização antes de colocar os olhos no visor.
  • Técnicos e equipe de filmagem devem ter sua própria camurça ocular. A camurça deve ser limpa e desinfetada diariamente ou substituída.
  • Use uma cobertura para o rosto e luvas ao desinfetar e limpar o equipamento da câmera.

AVISO

  • Ao limpar o equipamento, sature a toalha de microfibra com um agente de limpeza, em vez de aplicá-lo diretamente no equipamento. A aplicação direta pode penetrar em áreas sensíveis do equipamento e criar dano.
  • Álcool Isopropílico a 70% é fortemente desaconselhado, apesar de ser um bom solvente e facilmente disponível para desinfecção na maioria das aplicações, o álcool Isopropílico pode danificar algumas superfícies, como placas de circuito, superfícies pintadas, plásticos e compostos de fibra de carbono.
  • NÃO use agentes de limpeza fortes ou agressivos, como metanol, acetona, benzina, ácidos ou alvejantes em câmeras, acessórios ou lentes, pois podem danificar os revestimentos ópticos, carcaças de equipamentos e telas de LCD, eletrônicos e muitas outras superfícies.
  • É expressamente proibido o uso de raios UV de qualquer origem, frequência, potência e comprimento de onda, bem como ozônio e produtos abrasivos para a limpeza e higienização em qualquer equipamento sem prévia autorização por escrito da Bravo Câmeras. O uso desses procedimentos será detectado e gerará cobranças adicionais expressivas ao locador.
  • É expressamente proibido o uso de borrifadores, spray ou aplicar qualquer produto sem prévia autorização da locadora.

10. Equipamento de Sublocação/Equipe

  • A coleta ou entrega de sublocações deve ser agendada para uma janela de tempo específica para minimizar o contato com outras pessoas. O equipamento sublocado de saída deve retornar primeiro à locadora e passar pelos mesmos procedimentos que os equipamentos da locadora para manter a segurança.

11. Recomendações

  • Os empregadores devem informar e incentivar os colaboradores a se auto monitorar e ficar atentos a sinais e sintomas de COVID-19 se suspeitarem de uma possível exposição ou se não está passando por tosse ou falta de ar.
  • Coloque cartazes que incentivem a ficar em casa quando estiver doente, a importância da higiene das mãos e a etiqueta de tosse e espirro na entrada do seu local de trabalho em outras áreas do local.